Vale a pena investir em cabos de guitarra? Essa é uma pergunta que nem deveria ser feita, mas muitos guitarristas não entendem a importância que o cabo tem no resultado final do som. É muito comum ver músicos investindo fortunas em guitarras e amps, mas na hora de comprar os cabos…

É, parece que o dinheiro acaba e aquele esforço de ficar um tempinho sem ir ao barzinho para economizar grana e poder comprar o equipamento não vale mais a pena. O que importa é ter uma super guitarra e um amp animal, certo? ERRADO.

Os guitarristas costumam não levar em consideração que a qualidade do cabo está diretamente ligada ao som que eles vão conseguir tirar e acabam comprando o acessório de marcas desconhecidas, que são mais baratas e, consequentemente, piores.

Nesse artigo, vou falar sobre as principais características dos cabos. Aquelas que realmente fazem diferença para seu som. Quem sabe depois de ler esse texto você vai tirar o escorpião do bolso e comprar um cabo que não te cause problema, não é mesmo?

A construção dos cabos

Vou começar falando sobre como os cabos são fabricados, quais os elementos que dão qualidade ao acessório e no que você tem que prestar atenção na hora de comprar um.

  • Condutor: é um fio de cobre que, se formos falar de forma simples, é o cabo em si. É ele o responsável por conduzir as frequências, ou seja, o som.
  • Isolamento: É a parte responsável por isolar o fio de cobre (condutor). Ele não só protege o som, mas também o próprio guitarrista. Normalmente, eles são feitos de materiais termoendurecidos (borracha e neoprene) ou termoplásticos (polietileno e polipropileno). Esse isolamento ainda pode ser coberto por uma outra camada de cobre.
  • Revestimento Externo: É a parte que você tem contato com o cabo. Eles podem ser feitos de vários materiais, mas normalmente são de plástico ou emborrachados.
  • Conectores: São popularmente conhecido entre os guitarristas como jack. É a parte do cabo que conecta o instrumento e o amp. Uma ponta vai na guitarra e outra no amplificador.

Cuidado com os ruídos

Todo cabo está sujeito às interferências externas. Em geral, estamos falando de eletricidade. Sim, a eletricidade causa interferências, o que você vai notar como um ruído.

O baixo nível de ruído está diretamente ligado à blindagem do condutor, ou seja, à qualidade do isolamento do fio de cobre. Por isso, os melhores cabos, aqueles que você não consegue identificar ruídos, são um pouco mais caros.

Todos os cabos fazem diferença

Se você usa um set de pedais, vai precisar ter alguns cabos. Uns menores, outros maiores, mas pode colocar uma coisa em sua cabeça: não adianta investir em apenas um cabo e economizar nos outros.

A qualidade de seu som vai depender da qualidade de TODOS os cabos. Por isso, por mais caro que possa parecer, vale a pena coçar o bolso e comprar todos os cabos de qualidade.

Está gostando das dicas?

Deixe seu e-mail abaixo para te enviarmos as próximas!

Eleve o seu nível na guitarra a partir de hoje!

Conheça a principal biblioteca de Cursos de Guitarra do Brasil

Conectores de ouro

Você, provavelmente, já ouviu falar em conectores de cabos banhados em ouro. Mas será que eles realmente valem a pena? Bom, do ponto de vista da qualidade da condução eu diria que não.

Apesar do ouro ser, de fato, um excelente condutor, você vai ligar seu conector em um outro feito de metal. Ou seja, o ganho de qualidade provavelmente não vai valer seu investimento.

Mas, em relação à resistência e durabilidade do cabo, nós podemos fazer uma reflexão.

  • Corrosão: O ouro é um material muito resistente à corrosão. Por isso, a tendência é que o cabo, se bem cuidado, tenha uma vida útil muito prolongada.
  • Maleável: Por outro lado, o ouro também é um metal muito maleável. Isso significa, em termos leigos, que ele é um material mais macio. Como você sabe, o conector do cabo fica sendo plugado e desplugado continuamente, o que pode diminuir a vida útil.

Colocando essas características na balança, eu não acho que seja realmente necessário você investir em um cabo que tenha o conector banhado em ouro. O custo não vai valer a pena, pois, no fim das contas, ele deve acabar durando tanto quanto um cabo “normal”.

Vale a pena investir em cabos de guitarra

Bom amigos, essa é a conclusão inevitável que esse artigo chega. Vale a pena investir em cabos de guitarra. Pode parecer um bom dinheiro, especialmente se você precisa ter vários, mas com certeza você vai perceber a diferença no som.

Além disso, cabos de maior qualidade têm uma vida útil MUITO MAIOR. E afinal, é melhor pagar caro para comprar um material que dure anos do que comprar cabos de menor qualidade a cada seis meses, não é mesmo?