Tocar guitarra – Tudo que você precisa saber antes de começar

Tocar guitarra – Tudo que você precisa saber antes de começar

Tocar guitarra é uma atividade que quase todo mundo já pensou em fazer pelo menos uma vez na vida. No entanto, a maioria das pessoas acaba não levando esse sonho para frente por falta de tempo, mas, principalmente, por não ter as informações necessárias sobre o que é preciso para tocar o instrumento.

Se você está lendo este artigo, é porque está justamente na fase de consideração. Você tem vontade, quer aprender a tocar, mas tem tantas dúvidas que nem sabe por onde começar.

Bom, se esse é o caso, continue lendo o texto porque eu vou tentar responder TODAS AS SUAS PERGUNTAS. Neste artigo, vou lhe dizer tudo o que você precisa saber antes de começar a tocar guitarra.

Veja o “mapa” do artigo:

  • Saiba o motivo de você querer tocar
  • Preciso ter talento… Será?
  • Quanto tempo demora para aprender
  • Quanto custa para aprender
  • Guitarra X Violão
  • Equipamentos necessários para tocar guitarra
  • Quais são as disciplinas
  • Benefícios

Saiba o motivo de você querer tocar guitarra

Você pode querer tocar guitarra por diversos motivos. Inclusive, pode ser que você nem tenha uma razão específica. Mas uma coisa eu posso te falar logo de cara: tocar guitarra é bom demais!

Normalmente, as pessoas começam a tocar guitarra por alguns motivos específicos. Pode ser que você tenha o sonho de ser um pop star. Pode ser também que você esteja na fase de conquistar garotas/garotos e queria aprender apenas para facilitar esse processo. Outra razão possível é saúde. Você pode estar muito estressado e achar que tocar guitarra pode aliviar a tensão. Ou simplesmente você pode querer tocar como hobby.

É importante você saber o que te motiva a tocar guitarra porque objetivos diferentes geram necessidades diferentes. Ora, se você quer ser um profissional vai ter que se esforçar muito mais do que alguém que quer apenas tocar guitarra por hobby, não é mesmo?

Preciso ter talento… Será?

Esse é um mito que impede muita gente de tocar guitarra. Por achar que sem talento é impossível ser um bom guitarrista, as pessoas simplesmente desistem logo nas primeiras dificuldades ou até mesmo antes de começar.

Aqui vai uma informação muito valiosa para você que está pensando em começar a tocar guitarra: VOCÊ NÃO PRECISA TER TALENTO. “Como assim não preciso ter talento. Tocar guitarra não é um dom?”. NÃO.

É claro que quem tem um dom natural para o instrumento sai na frente daqueles que não têm. Mas é perfeitamente possível alcançar níveis altos da guitarra mesmo sem ter o tal do dom para o instrumento.

Para falar a verdade, a chance de alguém que não tem talento natural, mas é organizado para estudar, se tornar um guitarrista excelente é muito maior do que a de uma pessoa talentosa mas preguiçosa. ISSO É FATO. Para aprender a tocar guitarra você precisa querer, ser organizado e estudar sempre, sempre, sempre. 

Quanto tempo demora para aprender?

Bom, isso depender muito de você. É a energia que você vai colocar na atividade que vai ditar o ritmo do aprendizado. Quanto mais foco tiver, mais rápido vai aprender a tocar guitarra. (Aqui, você pode ver dicas de quanto tempo deve estudar diariamente)

Algumas coisas podem tirar esse foco de você. Em primeiro lugar, dar os primeiros acordes não é fácil. Exige muito treino e, às vezes, demora mesmo. É preciso acostumar seu cérebro com os movimentos que seus dedos vão fazer, que até então não são naturais. Mas acredite, com o tempo isso vai ficar tão natural quanto respirar.

Outra coisa que pode tirar o foco são as dores e os calos nos dedos. A guitarra tem cordas de aço, o que gera um desconforto inicial para quem está aprendendo. Vai doer, vai machucar, mas com o tempo (e não é muito tempo) seu corpo acostuma e você nem lembra disso.

Deixando a desmotivação de lado, posso dizer com base nas centenas de casos que eu já presenciei o seguinte:

  • Você vai aprender a tocar sua primeira música em menos de um mês
  • Em média, você vai levar dois anos para atingir um nível avançado no instrumento

Quanto custa para aprender?

Isso vai depender da modalidade que você escolha para estudar. Mas vamos começar pelo início (desculpe a redundância). Em primeiro lugar, você vai precisar adquirir equipamentos básicos para tocar guitarra.

São eles: Guitarra, cabo, amplificador, palheta. Existem outros acessórios que vão te ajudar nos estudos, mas o material essencial é esse. Em um tópico abaixo, vou detalhar cada um desses equipamentos e dar os preços médios de cada um deles.

Uma vez com todos os itens necessários na mão, você vai precisar decidir como quer estudar. Hoje em dia, são muitas as possibilidades e a internet tem muito material disponível para todos os níveis de estudantes.

De Graça

É possível aprender a tocar guitarra sem investir em professores? Sim. Como eu falei acima, a internet tem todo o material imaginável disponível e grande parte dele é gratuito. Então você pode escolher garimpar essas informações e estudar por conta própria.

No entanto, se optar por isso, tenha em mente algumas coisas. Em primeiro lugar, você vai precisar de uma disciplina muito grande para aprender a tocar guitarra dessa forma. Estudar o instrumento exige prática diária e fazer isso por conta própria pode ser um caminho mais difícil. MAS ISSO DEPENDE DE VOCÊ!

Em segundo lugar, ao decidir aprender com conteúdos gratuitos online você vai ter um trabalho muito grande para juntar as informações. Elas estão disponíveis, mas não de forma organizada. Esse trabalho, muitas vezes, é até maior do que o de aprender a tocar guitarra em si. (Veja dicas de como se organizar para estudar guitarra na internet).

Plataformas online

Se você realmente quer aprender a tocar guitarra pela internet, sem ter que sair de casa, buscar por sites especializados no assunto é o melhor caminho. Essas plataformas reúnem conteúdos estruturados, o que te economiza o tempo de procurar pelos assuntos certos na hora de estudar.

Mas você pode estar se perguntando: “com tantos sites que oferecem esse serviço, como eu posso escolher o certo?”. Bom, tem uma coisa que você precisa prestar bastante atenção antes de escolher um curso online em qualquer área, mas principalmente na musical: suporte.

O site tem que oferecer a possibilidade de você tirar dúvidas com um professor, porque é claro que elas vão surgir. Por isso, corra das empresas que simplesmente querem te vender as vídeo-aulas.  

Falando em custo, os bons cursos online de guitarra são pagos, mas têm um preço bem camarada. É possível aprender a tocar o instrumento por menos de um real por dia em algumas plataformas.

Quer receber outras dicas como essa em seu email?

Deixe seu melhor email abaixo e nós te enviamos!


Professores e escolas particulares

Essa é a forma mais tradicional de estudar, e também a mais cara. A grande vantagem de escolher um professor ou escola particular é que você não precisa ter a mesma disciplina que a internet demanda para tocar guitarra.

Isso não quer dizer que você não vai precisar de disciplina, ok? Sem estudar diariamente, é impossível se tornar um bom guitarrista. Mas o fato de você ter aulas em horários estabelecidos previamente diminui bastante a carga de disciplina necessária para aprender a tocar guitarra.

Para escolher um bom professor, ou uma boa instituição de ensino musical, pesquise entre amigos que já tocam. Procure saber qual o perfil do professor antes de contratá-lo. É comum que o aluno não se adapte ao professor e acabe trocando até mais de uma vez.

Guitarra X Violão

Outra dúvida frequente que pessoas que querem aprender a tocar guitarra costumam ter é se devem começar pelo violão. A resposta é NÃO. Tratam-se de instrumentos com algumas semelhanças, mas essencialmente diferentes.

No entanto, se você tem já tem um violão e está sem dinheiro para investir nos equipamentos necessários para tocar guitarra, pode começar a estudar já. As semelhanças são muitas, passando pelas notas e pelos acordes. Ou seja, você vai conseguir aprender o básico da guitarra mesmo usando um violão.

Mas não esqueça das diferenças. Vai chegar uma hora que ter uma guitarra e os outros equipamentos adjacentes vai ser necessário. Afinal,  a guitarra é um instrumento elétrico. Você não tira o verdadeiro som sem ligar ela em um amplificador. Isso muda tudo. A pegada dos dedos nas cordas e a força que você imprime ao tocar são totalmente diferentes em guitarras e violões, mesmo o formato dos acordes sendo iguais.

Equipamentos necessários para tocar guitarra

Bom, já falamos acima da necessidade de ter alguns equipamentos básicos para começar a tocar guitarra. Agora vamos detalhar quais são eles por ordem de importância, e também vamos dar uma noção de preço para cada um. Assim você vai saber mais ou menos quanto vai ter que investir antes de começar a tocar guitarra.

Guitarra

Sem uma guitarra você não consegue tocar guitarra, não é mesmo? Brincadeiras a parte, existem diversos tipos de guitarra diferentes e a diferença entre os preços é grande. Vamos deixar claro uma coisa logo de início: você NÃO precisa gastar muito dinheiro em sua primeira guitarra. (Veja quais são os principais tipos de guitarra)

Compre um instrumento com preço intermediário, porque ele não vai ser aquele que vai te acompanhar para sempre. A primeira guitarra é apenas uma companheira temporária, que vai te ajudar no início de sua caminhada. Com cerca de R$500 você consegue comprar uma guitarra para começar os estudos. (Veja dicas para escolher sua primeira guitarra)

Amplificador

Como eu já falei neste artigo, sem um amplificador é impossível tocar guitarra. Você precisa ligar o instrumento no amp para tirar o verdadeiro som dele. Por isso, tão importante quanto ter uma boa guitarra é ter um bom amplificador.

A mesma regra usada para comprar a primeira guitarra deve ser seguida para o primeiro amp. Você não precisa gastar muito dinheiro e comprar o melhor equipamento do mundo logo de cara. Escolha um amplificador de estudo intermediário, o que deve te custar na faixa de R$600. (Veja dicas para escolher bem o seu primeiro amp)

Cabo

Sem o cabo fica impossível ligar a guitarra no amplificador. Então esse equipamento é tão importante quanto os outros dois já citados. Existem várias qualidades de cabos diferentes e vários preços, por consequência.

O ideal é investir em um cabo de boa qualidade, porque ele vai ter durabilidade. Quem tem algum amigo guitarrista sabe que esse acessório costuma quebrar com frequência. Por isso, eu falo que é bom fazer um investimento no cabo.

Algumas marcas são referência no mercado mundial e, inclusive, oferecem garantia vitalícia para o produto. É o caso da Mogami. De qualquer modo, para comprar um cabo com essa qualidade você vai ter que investir uma quantia razoável, cerca de R$250. Por outro lado, se você quiser comprar cabos sem tanta qualidade, é possível adquirir o acessório por cerca de R$50. Mas lembre: eles vão quebrar e você vai ter que comprar outro e depois outro… (Saiba mais sobre cabos de guitarra)

Afinador

Ninguém que começa a tocar guitarra tem a habilidade de afinar o instrumento de ouvido. Por isso, você vai precisar ter um afinador. Você pode escolher comprar um afinador, que é um equipamento que você coloca na guitarra e ele capta as vibrações para te indicar a afinação. Nesse caso você vai gastar cerca de R$50 reais.

Mas, hoje existem uma gama grande de afinadores online gratuitos. Eles funcionam muito bem e podem resolver seu problema. Só tem uma questão em relação aos afinadores online: eles captam o som de sua guitarra por meio do microfone do celular ou tablet. Isso significa que você vai precisar estar em um lugar silencioso para ele funcionar bem. (Veja quais são os melhores aplicativos gratuitos para afinar sua guitarra)

Palheta

Não é todo mundo que gostar de tocar usando palheta, mas a decisão entre usar ou não esse acessório é importante. Isso porque estudar com palheta ou com o dedo muda a pegada na hora de tocar.

Se você praticar sempre com a palheta e na hora de uma apresentação estiver sem o acessório vai sentir dificuldade. Por isso, tenha sempre algumas palhetas com você. Deixe uma na bag da guitarra, outra na carteira, enfim, em lugares estratégicos. É muito comum perder palhetas.

Quanto ao preço desse acessório, não se preocupe. As palhetas são bem baratas e, provavelmente, o vendedor da loja de instrumentos vai te dar de presente na hora que você for comprar sua guitarra e seu amp. Se ele não te der, PEÇA! (Veja qual o tipo de palheta ideal para você

Metrônomo

Esse equipamento é chato, mas também é essencial para estudar guitarra. Ele vai marcar o tempo e é a partir dele que você vai perceber se está acelerando ou tocando mais lento no meio da música.

Isso é importante e diferencia o bom guitarrista do ruim. Se você começa a tocar uma música em uma certa velocidade, é preciso continuar nela. Sem um metrônomo é possível que você nem perceba que está mudando a velocidade no meio da música.

Quanto ao preço, existem metrônomos de valores diferentes. Com R$40 você já consegue comprar um para começar a tocar guitarra, mas existem equipamentos muito mais caros do que isso.

Assim com os afinadores, também existem muitos aplicativos de metrônomos gratuitos. Ou seja, se você quiser pode economizar essa grana sem problemas.

As disciplinas do estudo de guitarra

Quando você começar a tocar guitarra, a única coisa que te interessa é sair tocando alguma música. Mas isso é apenas uma parte da atividade. Na verdade, aprender músicas é bom para você ir praticando as técnicas e colocando a teoria em prática.

Neste artigo, vamos falar sobre quatro disciplinas que você PRECISA estudar para se tornar um guitarrista de respeito. São elas:

  • Técnica
  • Teoria
  • Leitura
  • Repertório

Técnica

Existem muitas técnicas diferentes usadas para tocar guitarra. E você precisa estar familiarizado com todas elas, mesmo que use umas mais do que as outras. O domínio sobre todas vai fazer de você um guitarrista completo.

Mas é impossível falar sobre todas elas aqui, é melhor que você vá descobrindo cada uma durante seus estudos. De qualquer forma, algumas são essenciais (Veja lições sobre as quatro técnicas essenciais). Aqui vale destacar quatro:

  • Bend
  • Vibrato
  • Slide
  • Ligados

Teoria

Esse é um assunto que muitos alunos simplesmente não gostam de estudar. A maioria das pessoas só querer aprender a tocar guitarra, tocar músicas. Mas aqui vai uma verdade: se você não aprender teoria, não vai saber tocar guitarra.

Sem teoria você pode aprender músicas, solos e licks, mas não vai entender o que está fazendo. Sem a teoria você vai memorizar algumas coisas e vai conseguir tocar algumas coisas, mas jamais vai dominar o instrumento. (Veja cinco motivos para começar a estudar teoria musical agora)

Leitura

Aprender leitura musical também é fundamental para tocar guitarra. Adquirir essa habilidade vai te dar uma independência fenomenal em relação à prática do instrumento. Você vai deixar de ser dependente do professor e vai poder aprender coisas sozinho.

Também são alguns tipos de leitura diferentes que você tem dominar para se tornar um guitarrista. São elas:

Repertório

Essa é a parte boa do aprendizado. Brincadeiras a parte, aprender músicas é o que motiva os alunos a continuarem tocando. Mas além de servir para motivar, o repertório é fundamental para colocar as outras disciplinas estudadas em prática.

É por meio do repertório que você vai praticar seus bends, ler cifras e tablaturas e colocar em prática tudo que estudou nas aulas de teoria.

Benefícios

Tocar guitarra traz vários benefícios. Seria possível falar sobre isso durante mil páginas de texto, mas aqui vamos nos atentar apenas a alguns deles. (Veja outros benefícios gerados pela prática da guitarra

  • Memória – Se você é uma daquelas pessoas que só não esquece a cabeça porque está colada no corpo, tocar guitarra pode te ajudar. A memória é, justamente, uma das coisas que mais se desenvolvem com a prática do instrumento.
  • Musculatura – Tocar guitarra é uma atividade física. Muitos músculos que você nem sabe que existem vão se fortalecer.
  • Percepção Musical – Ao estudar um instrumento, sua percepção musical vai se desenvolver. Isso significa que você vai começar a perceber quando um instrumento ou um cantor estiver desafinado, entre outras coisas.

Conclusão

Espero que eu tenha respondido todas as suas dúvidas sobre o que você precisa saber antes de começar a tocar guitarra. Se você ainda ficou com algum questionamento que não tem resposta nesse texto, por favor deixe a dúvida nos comentários que eu vou ter prazer em te responder.

Jornalista apaixonado por música, acredita que a arte tem o poder de transformar a sociedade de forma positiva. Faz parte da equipe do Music Clan e da revista Guitarload.