Tocar Guitarra – 5 mitos que você ouve quando começa

Tocar Guitarra – 5 mitos que você ouve quando começa

Tocar guitarra é uma atividade que exige do estudante, acima de tudo, dedicação. Quando alguém começa a estudar o instrumento, logo descobre que essa é a única verdade absoluta que vai encontrar pela frente.

Mas é comum que os iniciantes ouçam muitas “verdades” quando estão nesse período de descoberta. A maioria delas, no entanto, não passa de MITOS. Nesse artigo, vou falar sobre os 5 principais mitos que você ouve quando começa a tocar guitarra.

1. É preciso ter talento para tocar guitarra

]

Tocar guitarra talento

Foto: iStock

Esse é o primeiro mito que você ouve quando começa a tocar guitarra. Ele também é o mais perigoso, porque pode servir como um agente desmotivador. Afinal, ao dar os primeiros passos ninguém imagina que é talentoso.

Quando você está começando a tocar guitarra, encontra muitas dificuldades. Isso é NORMAL. Aí você olha aquele amigo que já toca há algum tempo e ouve todo mundo falando: “esse cara tem talento!”.

Pode até ser verdade que ele seja talentoso, mas com certeza a grande diferença entre vocês é o tempo de prática. Estudar o instrumento é o ÚNICO meio de ser bom. Não adianta nada você ter talento e não praticar.

Então esse é o primeiro mito que você, que está começando a tocar guitarra, tem que parar de dar ouvidos. NÃO é preciso ter talento para tocar guitarra. O talento ajuda, mas é seu esforço que vai fazer a diferença.

2. Custa muito caro

tocar guitarra investimento

Foto: iStock

Esse é outro mito que pode desmotivar quem quer aprender a tocar guitarra. Além do instrumento não ser barato, você ainda tem que comprar um amplificador e um cabo, além dos pedais, é claro.

Bom, é verdade que você tem que comprar uma guitarra, um amplificador e um cabo (os pedais podem ficar para depois). No entanto, isso não significa que você vai gastar muito dinheiro.

Existem muitas opções de baixo custo que vão te servir perfeitamente nessa fase de aprendizado inicial. Se você está nessa fase de comprar a primeira guitarra, clique AQUI para ver dicas de como não errar na hora de escolher.

3. Tocar guitarra é coisa de jovem

tocar guitarra idade

Foto: iStock

Quando eu ouço essa afirmação, chega dá vontade de rir! De verdade, será que alguém que tem experiência no assunto realmente acredita nisso? Uma coisa eu posso afirmar com certeza: isso não passa de um MITO.

Idade não é um fator que limita uma pessoa de aprender a tocar guitarra. Independente de quantos anos você tem, se realmente quer se dedicar ao instrumento, você vai conseguir.

Percebeu que eu usei a palavra DEDICAR? Esse é o fator fundamental. Se você focar e for dedicado ao instrumento, não importa quantos anos você tem, vai aprender a tocar guitarra.

Para você que está pensando em começar a estudar o instrumento, o Music Clan tem um artigo que vai te ajudar bastante. Para saber o que você precisa ter para começar a tocar guitarra, clique AQUI.

Está gostando do artigo?

Deixe seu e-mail abaixo para te enviarmos os próximss!

4. Bom guitarrista é aquele que toca rápido

tocar guitarra rápido

Foto: iStock

Esse mito atrapalha bastante quem está começando a tocar guitarra. Ao ver muitos guitarrista, chamados de virtuosos, os iniciantes acham que velocidade é tudo. Bom, aqui vai um conselho para você: tocar guitarra não é uma corrida!

Existem muitos outros aspectos que você tem que se atentar, a velocidade é apenas um deles e com certeza não é o mais importante. Estudar harmonia, teoria musical e algumas técnicas é mais sábio do que praticar a velocidade.

5. Tocar guitarra não dá dinheiro

tocar guitarra dinheiro

Foto: iStock

Esse é o mito que faz com que muita gente que ama tocar guitarra não se profissionalize. Música não dá dinheiro talvez seja a frase mais ouvida por jovens que estão na fase de escolha da profissão.

Mas será que isso é verdade? Bom, é difícil ser um guitarrista profissional, mas isso não vale para qualquer profissão?

Assim como um advogado, um engenheiro ou um jornalista, o guitarrista profissional precisa se destacar no mercado. Caso contrário, vai ter dificuldades. Como em qualquer profissão, existem profissionais bons e ruins.

A grande questão que você tem que se atentar na hora de escolher sua profissão é: como é vou me diferenciar dos outros profissionais? Busque se aperfeiçoar sempre, fique atento às oportunidades e ao mercado de trabalho. Fazendo isso, tenho certeza que você vai ficar bem.

Jornalista apaixonado por música, acredita que a arte tem o poder de transformar a sociedade de forma positiva. Faz parte da equipe do Music Clan e da revista Guitarload.