Como se manter motivado a tocar guitarra todos os dias

Como se manter motivado a tocar guitarra todos os dias

Uma das razões que mais impedem a evolução dos guitarristas é a pouca frequência com que se dedicam ao instrumento. E a falta de frequência, por muitas vezes, é por que não há motivação. Separamos algumas dicas que podem ajudar você que tem desejo de tocar guitarra todos os dias ou com muita frequência, mas ainda não tornou isso um hábito.

1 – Toque por amor

Se você está tocando guitarra por algum motivo que não seja desejo próprio, vai ser muito difícil encontrar motivação. Eu romantizei este tópico intencionalmente, e acredito que você já está cansado de saber que com amor, tudo fica mais fácil, certo?

2 – Crie lembretes

Talvez você tenha um forte desejo de se dedicar ao instrumento, porém, distrações como as redes sociais, uma série que era pra ser só um episódio e virou uma temporada ou até um viciante jogo de video-game, podem facilmente sacrificar o seu momento com a guitarra. Para evitar isso, defina um horário e crie lembretes no celular, post-its, enfim… vale tudo para não se perder com o tempo.

3 – Facilite o acesso à guitarra

Principalmente se você for um aficcionado por equipamentos, tente deixar tudo muito acessível. Assim, você irá evitar que a preguiça de montar os equipamentos surja. Vale até deixar a guitarra fora do case, já plugada nos pedais e no amplificador, dessa forma, a ação necessária para tocar guitarra todos os dias depende de estender o braço para pegar o instrumento e ligar os equipamentos.

4 – Preocupe-se com os primeiros minutos

Pensar em tocar guitarra todos os dias, por horas a fio, sendo que sua rotina é muito puxada, pode ser assustador. A dica é: Apenas comece a tocar, sem compromisso com o relógio. Tocar guitarra é uma atividade tão prazerosa que facilmente fará com que você toque sem perceber o cansaço ou a hora passar. Além do mais, fará com que sua mente relaxe.

5 – Evite distrações

Coloque o celular em modo avião, desative as notificações do computador e, se possível, toque com fone de ouvido para que as conversas ou ruídos externos não te tire do foco e também não incomode as pessoas ao seu redor. Um berro como “abaixa essa guitarra” pode ser desmotivador.

Quer receber outras dicas como essa em seu e-mail?

Deixe seu melhor email abaixo que nós te enviamos!


6 – Aprenda a dizer “não” para si mesmo

Seria muito mais fácil manter-se focado se todas as pessoas ao seu redor também tocassem guitarra. Essa não é uma realidade em grande parte dos casos. Hoje as pessoas estão mais interessadas em futebol, seriados, Youtube, entre outros.

Então, você precisa saber dizer não a si mesmo quando todo mundo está falando de um seriado que contém dezenas de temporadas. É normal querer ficar por dentro do hype, mas preste atenção se isso não tira o seu foco da guitarra.

7 – Aprenda a dizer “não” para os outros

Um erro muito grande do ser humano é achar que dizer “não” é característica de uma pessoa arrogante ou egocêntrica. É claro que há um modo certo para se fazer isso.

Uma dica é: Converse com as pessoas que convive e fale sobre os seus objetivos. Diga que você gostaria de separar um tempo para tocar guitarra todos os dias pois isso te faz bem. Quando vier aquele convite da namorada para ir ao cinema, tente sugerir o passeio para um outro dia. Ou quando sua mãe pedir para você ir ao mercado, pergunte se pode ser depois do estudos. Mas vá com calma e seja flexível, afinal, você está tentando implantar um hábito, só que dessa vez, em outras pessoas.

8 – Saia do seu quarto, monte uma banda

Quando você se compromete a tocar com alguém, você acaba tendo a obrigação de estar preparado para isso. Você terá que aprender as músicas, ou ainda precisará se esforçar para que a jam seja agradável. Você tem a permissão de pausar essa leitura para mandar uma mensagem agora para os seus amigos sugerindo uma jam para os próximos dias.

9 – Crie novos hábitos

Mesmo longe da guitarra, é possível criar hábitos que vão influenciar o momento de manter o foco. Por exemplo: Se está no trabalho, você poderia se comprometer a abrir as redes sociais apenas na hora do almoço, ou ainda, checar os emails pessoais apenas duas vezes por dia. Essa obsessão por olhar o tempo todo para um celular é um hábito e ele provavelmente vai te tirar do foco na hora de tocar.

Crie também o hábito de tocar guitarra todos os dias. Em pouco tempo a prática se tornará algo muito comum na sua rotina.

10 – Perceba sua evolução

Você precisa perceber sua evolução. Para isso, sugiro ter metas. Por exemplo: Você pode colocar como meta, tirar uma música que considera muito difícil. Dê os primeiros passos e vá avançando dia após dia. O pensamento “já tirei a metade daquela música, preciso concluir” vai te ajudar a manter o foco.

Uma outra forma é gravar áudios ou vídeos de si mesmo tocando. Digamos que você esteja estudando palhetada alternada e começou com 60bpm, quando você estiver tocando a 180bpm você saberá que evoluiu, mas quando ver ou ouvir que você tinha dificuldades em fazer a 60bpm, será muito gratificante!

11 – Dê espaço ao prazer

Às vezes, precisamos estudar e focar em algo que não gostamos tanto ou temos muita dificuldade. Isso também pode ser desmotivador. Considere separar um momento dos seus estudos para se divertir de verdade. Tocar uma música que ama ou passar bons minutos improvisando, são algumas opções válidas.

12 – Defina um único timbre

Nós guitarristas temos um problema que precisa ser estudado pela ciência: a busca infinita pelo melhor timbre. Isso pode ser um problema. Se você usar todo o tempo que separou para tocar para encontrar o timbre perfeito, você não irá evoluir o seu play e não há nada mais desmotivador.

13 – Inspire-se em alguém

Não é pecado algum ter um guitarrista como fonte de inspiração, porém, é necessário ter um certo cuidado para que você não acabe sendo uma cópia daquela pessoa.

Tente olhar para o processo que fez com ele obtivesse sucesso, para a dedicação, a jornada de estudos, o relacionamento atual dele com a música, como ele desenvolveu um estilo próprio, enfim, você verá que por trás de todo guitarrista de sucesso, há uma história que pode ser muito motivadora.

Você também pode se inspirar em pessoas de outras áreas, como: esportistas, empreendedores, entre outros.

14 – Cuidado com feedbacks negativos

Tome cuidado com o feedback das pessoas. Por mais que eles sejam sinceros, podem te deixar desmotivado. É importante ouvir as pessoas, principalmente aquelas que entendem do assunto. Tente encontrar pessoas que dão feedbacks construtivos.

Você também precisa saber ouvir críticas sem se abalar. Use-as como trampolim para ir mais longe. Poste seus vídeos nas redes sociais, apenas se estiver seguro e se souber lidar com haters.

15 – Analise-se

Existem coisas que são muito pessoais e seria impossível escrever aqui. Então, nossa última dica é: identifique aquilo que te motiva e descubra formas de manter isso próximo de você. Identifique também o que te desmotiva, a fim de que você possa afastar isso do seu dia a dia

16 – Dica extra

Cuidado com as lesões. Leia este post para entender como prevenir lesões ao tocar guitarra.

Conclusão

Espero que essas dicas o ajude a se manter motivado a tocar guitarra todos os dias, ou pelo menos, a maioria deles.

Diga aí nos comentários se você curtiu ou se tiver alguma dica que não colocamos aqui, mas que funcionou para você. Se ela for realmente boa, prometemos inseri-la esse post!