Neste terceiro e último artigo da série sobre como ler partitura, vamos juntar a parte de altura das notas no pentagrama (Pt. 1) com o ritmo (Pt. 2) e analisar uma pequena partitura de um trecho da música “Over The Rainbow”, de Harold Arlen (sim, aquela que Judy Garland canta no filme “O Mágico de Oz” – ou se você for mais novo, aquela que Israel Kamakawiwo’ole canta na beira da praia com seu ukulele).

Over the Rainbow como ler partitura

O roteiro será o seguinte:

  1. Análise rítmica;
  2. Análise melódica e áudio da partitura;
  3. Sugestão de digitação (com tablatura).

Análise Rítmica – Fórmula de Compasso e Figuras Rítmicas

Nessa partitura, a fórmula de compasso é “4 por 4”. Isso significa que, em cada compasso, há o tempo equivalente a 4 semínimas (figura rítmica que é a unidade de tempo).

ler partitura formula de compasso

São usadas 4 figuras rítmicas diferentes: semibreve, mínima, semínima e colcheia. Como a semínima é a unidade de tempo (figura que dura 1 tempo), a semibreve passa a valer 4 tempos, a mínima 2 tempos e a colcheia ½ tempo (duas notas por tempo).

ler partitura Figuras ritmicas pausas e duracao partitura

Não são usadas pausas.

Veja a análise na imagem:

ler partitura over the rainbow

Lembra que eu falei no post passado que não pode faltar e nem sobrar tempo em um compasso? Faça a contagem e você verá que a soma em cada um dos compassos é 4.

Está gostando da lição?

Deixe seu e-mail abaixo para te avisarmos sobre as próximas!

     

    Análise Melódica – Notas no Pentagrama

    Confira abaixo as notas escritas na pauta / pentagrama e, em seguida, o áudio com metrônomo:

    ler partitura over the rainbow

    Sugestão de Digitação (Tablatura)

    Como a partitura não especifica onde (em qual casa / corda) você deve tocar, coloco a seguir uma sugestão de digitação na primeira região do braço da guitarra:

    Ler partitura Over The Rainbow tablatura

    Concluindo

    Se você já sabe identificar as notas na pauta / pentagrama e já tem uma noção de quais são as figuras rítmicas e as proporções de tempo entre elas, o objetivo desta série de posts foi atingido.

    As próximas lições do blog utilizarão as notas na pauta para explicar conceitos teóricos como o de formação de acordes e escalas, por exemplo. Por isso, ler é importante para que você consiga evoluir nos estudos de forma mais rápida.

    Se você curtiu e quer se aprofundar, confira as aulas 31, 32, 33, 34 e 35 do curso de guitarra online do Music Clan.