Como escolher uma guitarra para iniciante – 4 dicas para não errar

Como escolher uma guitarra para iniciante – 4 dicas para não errar

Como escolher uma guitarra para iniciante? Essa é uma pergunta que todos que vão começar a tocar fazem. Escolher bem o primeiro instrumento é fundamental, pois é ele que vai te acompanhar no início dessa caminhada musical.

Mas como fazer essa escolha? O que você, que está pensando em começar a tocar, deve levar em consideração na hora de comprar a primeira guitarra? Esse artigo vai te dar dicas de como fazer a escolha certa.

Procure uma guitarra confortável

A primeira guitarra de qualquer estudante tem que ser confortável de tocar. Essa característica vai te ajudar a dar os primeiros acordes e as primeiras notas. Mas você pode estar se perguntando: como eu vou saber se a guitarra é confortável?

Bom, a resposta para essa pergunta é muito simples: experimente vários instrumentos na loja. Pode ter certeza que você vai notar diferença entre as guitarras.

É importante lembrar que, como você não tem experiência com guitarras, quanto mais instrumentos você testar, mais vai ter segurança para decidir qual deles é o mais confortável.

Compare as guitarras mais baratas com as mais caras

Saber como escolher uma guitarra para iniciante não tem muito a ver com o preço. Mas, se você for tocar em instrumentos caros vai perceber que eles, de fato, são melhores. No entanto, é possível achar guitarras mais baratas que tenham semelhanças com as mais caras.

Então a dica é: entre na loja e toque em várias guitarras de grandes marcas, aquelas que têm o preço lá em cima. Veja quais as características que mais te agradam e depois procure por elas em instrumentos mais baratos.

Está gostando das dicas?

Deixe seu e-mail abaixo para te enviarmos as próximas!

Saiba o que você gosta de tocar

Identificar o estilo musical que você quer tocar é uma informação importante para saber como escolher uma guitarra para iniciante. Se você tem como objetivo se especializar em um tipo de som, algumas características do instrumento vão te ajudar.

Por exemplo, se você quer tocar metal uma guitarra com captadores single coil não é a mais indicada. Então, se você já sabe o que quer tocar, converse com seu professor antes de comprar a guitarra e peça a ele para te orientar.

Se não sabe, vá na Strato

Por outro lado, se você não tem um estilo específico que deseja focar, a ideia é comprar uma guitarra mais versátil. Um instrumento que te permita tocar vários tipos de sons.

Nesse caso, eu indico que você compre uma Stratocaster que misture dois tipos de captadores: humbucker e single coil.

O humbucker da ponte vai te permitir tocar sons mais pesados, rock’n’roll, metal e outros. Já os single coils vão te dar outras possibilidades, como sons mais para o funk e acordes mais definidos e brilhantes. Basta mudar a chave e ser feliz!

Sugestão

Se você está escolhendo o equipamento que vai te acompanhar durante a primeira fase de seu caminho musical, clique AQUI para saber como escolher a melhor pedaleira para sua guitarra.

Jornalista apaixonado por música, acredita que a arte tem o poder de transformar a sociedade de forma positiva. Faz parte da equipe do Music Clan e da revista Guitarload.