5 Passos para Aprender Qualquer Solo de Guitarra

5 Passos para Aprender Qualquer Solo de Guitarra

Tocar guitarra, principalmente por hobby, costuma ser uma coisa leve e descontraída. É aquele momento que você relaxa e se desliga de tudo que está ao seu redor, mas isso não significa que você não possa racionalizar um pouco para tornar as coisas mais eficientes.

Então, que tal se, ao invés de ficar dando voltas e voltas para aprender um solo completo, você não utilizar um método eficiente de 5 passos para aprender qualquer solo de guitarra?

O que eu vou passar a seguir, é fruto de minha experiência de mais de 10 anos como professor de guitarra e tem funcionado muito bem com meus alunos.

Para seguir esses passos e ter sucesso, é importante que você respeite o seu nível e tenha a tablatura do solo.

Nesse artigo, vou usar o solo da música “Californication”, do Red Hot Chili Peppers, para exemplificar conforme vamos avançando. A tablatura deste solo você encontra no nosso artigo “7 Solos de Guitarra Fáceis”. Clique aqui para conferir.

Preparado(a)?


1º Passo – Conheça Bem o Solo

A hora agora é de ouvir muito o solo! O objetivo aqui é você conseguir, em voz alta ou mentalmente, “cantarolar” a guitarra. Fazer com que ela fique gravada na sua cabeça. Dessa forma, você já terá feito um grande avanço na parte rítmica, facilitando todo o resto.

Esse passo é muito importante e irá poupar bastante o seu tempo.

Dê o play e ouça, ouça, ouça…


2º Passo – Consiga a Tablatura do Solo

A internet é um mar de informações. Você consegue achar tablaturas das mais diversas músicas em sites nacionais e gringos.

Dica: pesquise por “(nome da música) guitar tabs” no Google.

Como a maioria dos sites de tablaturas e cifras é de modelo colaborativo (qualquer um pode fazer o upload de uma tablatura), há muita coisa certa e errada por aí. Mas uma coisa é fato, quanto mais famosa a música, mais chances de ela estar correta, pois como ela é muito popular, os próprios usuários vão corrigindo a tab mais vezes. Em alguns sites, os usuários avaliam a tablatura. Se ela for fiel, mais estrelas!

Na imagem abaixo, você consegue ver a avaliação já na página de pesquisa do Google.

como aprender solo de guitarra californication google

Está gostando da lição?

Deixe seu e-mail abaixo para te avisarmos sobre as próximas!


3º Passo – Divida o Solo em Partes e Memorize-as

Este é um passo muito importante. Você pode fazer a divisão do solo nas partes que possuem notas longas ou pausas. A dica é não dividir o solo em partes muito longas e nem muito curtas.

Veja a divisão que fiz abaixo para o solo do John Frusciante:

como aprender um solo de guitarra calif divis

Agora memorize a primeira parte, repetindo-a quantas vezes for necessário. Faça o mesmo com a segunda. Depois que memorizar a segunda parte, toque a primeira e a segunda, sem parar. E assim por diante, até memorizar o solo inteiro. Entenda como fazer isso com a imagem abaixo:

como aprender solo de guitarra Partes Solo de Guitarra


4º Passo – Toque o Solo no Ritmo, Lentamente

Como você já ouviu bastante o solo (passo 1), já deve ter o ritmo na cabeça. Assim, você já sabe, mesmo intuitivamente, quais notas duram mais tempo e quais duram menos.

O ideal é que você encaixe o solo nas batidas do metrônomo em um andamento mais lento do que o original. Tocar lentamente fará com que você consiga pensar no que está fazendo e vai te ajudar a se familiarizar com a mecânica e as técnicas do solo.

Californication está a 96 bpm (batidas por minuto), então sugiro que programe o metrônomo para 60 bpm. Se você conseguiu tocar, pule para o passo 5.

Dica: Se você não sabe qual o andamento da música, digite “(nome da música) (nome do artista) songbpm”. Se a música estiver no Spotify, provavelmente você irá achar.

“Mas não consigo encaixar o solo no metrônomo!”

Se você estiver no desktop, o Youtube dá a opção de diminuir a velocidade para 75% e 50% da velocidade original (a 25%, o áudio já não toca). É só clicar na engrenagenzinha que fica no canto inferior direito do vídeo:

aprender solo de guitarra velocidade youtube


5º Passo – Vá Aumentando a Velocidade Até Chegar no Andamento Original

Agora que você já memorizou o solo e consegue tocá-lo no ritmo, é hora de aumentar a velocidade.

Se o solo não for muito desafiador, aumente a velocidade do metrônomo de 10 em 10 bpm. Se estiver ficando difícil, aumente de 5 em 5 bpm.

Mas tem um detalhe importante: não aumente a velocidade até que você esteja confortável e tocando sem erros.

Quando você atingir a velocidade da música, toque junto com ela!

Tocar junto com a música, além de ser divertido e animador, faz você prestar atenção em detalhes dos outros instrumentos.


Resumindo

Então, na próxima vez que você for tirar um novo solo, lembre-se:

1º Passo – Conheça Bem o Solo

2º Passo – Consiga a Tablatura do Solo que Você Quer Aprender

3º Passo – Divida o Solo em Partes e Memorize-as

4º Passo – Toque no Ritmo, Lentamente

5º Passo – Vá Aumentando a Velocidade Até Chegar no Andamento Original

Se você tem mais alguma dica para dar sobre tirar solos, coloque aqui nos comentários para que os outros leitores e eu vejamos! 😉

É guitarrista, professor de guitarra e administrador de empresas por formação. Curte postar vídeos no Instagram, ouvir blues, assistir filmes nas horas vagas e também está no Facebook . Faz parte do time do Music Clan e da Revista Guitarload.