Como Aprender Guitarra na Internet – Dicas para Otimizar seu Estudo.

Como Aprender Guitarra na Internet – Dicas para Otimizar seu Estudo.

A internet tem mudado a forma de aprender guitarra e uma das perguntas mais feitas por esses entusiastas é: Como aprender guitarra pela internet.

Enquanto anos atrás era necessário comprar songbooks e ir atrás de grandes professores, hoje a quantidade de conteúdo de ensino de guitarra disponível online é enorme. E não é só isso, realmente muitos materiais de qualidade que podem ajudar o estudante a tocar melhor.

Mas como usar essa gama imensa de conteúdo ao seu favor? Estudar pela internet pode levar o aluno a ser um grande guitarrista? Como? Aqui vão algumas dicas infalíveis para você fazer isso dar certo!

Procure sempre conteúdos estruturados

Em primeiro lugar, se você deseja aprender guitarra na internet, deve ter em mente que estudar na internet é diferente de sair assistindo todo e qualquer material no Youtube. Apesar de existir muita coisa boa lá, muitos conteúdos são rasos e não são pensados para formar um guitarrista. Então aqui vai uma dica de como aprender guitarra na internet: busque uma plataforma que tenha um conteúdo estruturado.

Um dos maiores problemas para quem resolve estudar na internet é, justamente, estruturar uma forma adequada de aprender. Qualquer um consegue achar aulas de assuntos específicos no Youtube, mas por qual deles começar? Como devo separar minhas horas de estudo entre teoria e prática? Essas são apenas algumas das perguntas que um curso estruturado vai te responder.

Mantenha-se motivado

Quando você deseja aprender guitarra na internet, um dos fatores fundamentais a se trabalhar é a motivação. Quando você opta por um professor particular é mais fácil, porque você marca uma hora para encontrar com a pessoa e sua falta resulta em perda de dinheiro.

No caso do estudo pela internet é diferente. Não existe ninguém para marcar o horário e se você, simplesmente, não estudar nada acontece. De fato, nada acontece mesmo, pois sem um estudo sequencial, você nunca vai aprender a tocar guitarra.

A primeira coisa que você precisa definir é o horário de estudo. Com isso em mente, queremos dar algumas dicas que vão te motivar a permanecer focado em seus objetivos:

De manhã

Se você vai estudar pela manhã, que tal colocar o despertador com uma música calma que contém uma levada ou um solo incrível? Ou se funcionar melhor para você, pode optar por aquele rock’n’roll que não te deixa ficar na cama nem por mais cinco minutos!

O importante aqui é não perder para o sono, se organizar para fazer todas as atividades do início do dia e conseguir um tempinho para estudar o instrumento.

De tarde

Se você não trabalha de tarde e tem tempo livre, esse é um excelente momento para praticar guitarra! A tarde é um período onde seu corpo já acordou e fez as atividades da manhã, mas ainda não está muito cansado como irá ficar de noite.

No entanto, a tarde pode ser traiçoeira se você não souber se disciplinar. Aquele sono pós almoço, aquela série no Netflix ou o barulho das pessoas fazendo outras atividades dentro de casa podem ser fatores que atrapalhem seu estudo.
Por isso, depois do almoço certifique-se que você não vai sentir sono! Tome um banho, não deite para aqueles 15 minutinhos que acabam virando uma hora e não ligue a televisão antes de estudar. Ache um cômodo tranquilo onde você possa praticar e só depois do estudo você vai ver aquela boa e velha série no Netflix!

De noite

Se você vai estudar ao chegar do trabalho, que tal ir para casa ouvindo as músicas daquela banda ou guitarrista que te causa arrepios?

Cada um se motiva de uma forma e você precisa identificar que tipo de ação te deixa motivado e com vontade de pegar a guitarra e passar horas estudando. Pode ser assistir vídeos, ouvir podcasts, conversar com uma pessoa que está estudando e evoluindo, participar de fóruns e por aí vai! Cada um tem que descobrir seu caminho!

Dica extra

Deixe sua guitarra acessível, se possível, fora do case/bag e plugada. Assim, para você começar a tocar, basta estender o braço.

A hora do estudo é sagrada

Não importa qual o momento do dia você escolha para estudar, ele é sagrado. Muitas distrações podem aparecer na hora estipulada para praticar a guitarra, mas é importante saber dizer não para elas. Aquele convite repentino para um futebol, aquele amigo chamando para tomar cerveja ou um pedido encarecido da mãe para levá-la no supermercado podem ser difíceis de recusar, mas é essencial que você saiba recusá-los. O motivo é simples: se você “matar” o horário estipulado para estudar, provavelmente você não vai estudar nesse dia.

Está gostando das dicas?

Deixe seu e-mail abaixo para te enviarmos as próximas!

Encontre um lugar tranquilo

O horário que você tem disponível para estudar precisa ser bem aproveitado, ainda mais se seu tempo é escasso. Encontre um local e um horário onde você conseguirá dedicar-se completamente ao aprendizado. Se este for o momento onde todos de sua casa estão presentes, vale uma conversa branda sobre a importância deles entenderem que você precisa de um pouco de silêncio.

Uma dica extra para quem é casado e pai: Combine com sua esposa o melhor horário do dia, assim ela fica responsável por cuidar das crianças e por manter a casa mais silenciosa. Mas não se esqueça, você precisará oferecer um espaço para que ela faça as atividades que desejar, assim você cuida dos filhos.

Desconecte-se completamente

Cada vez mais, somos bombardeados por informações de todos os lados e o tempo todo. Notificações de redes sociais, alertas de grupos de Whatsapp, alarmes, entre muitas outras ferramentas que não nos deixam desconectar do mundo.

Desconectar-se e focar somente no estudo da guitarra é essencial para um bom aprendizado. Não importa quanto tempo você estude por dia, durante aqueles minutos (ou horas) você tem que estar cem por cento focado no instrumento, sem deixar que nada de fora atrapalhe. Não importa se é sua mãe, esposa, filho, cachorro ou papagaio, aquele tempo é da guitarra!

Procure um canal com suporte

Muitas pessoas postam vídeo-aulas de guitarra na internet porque desejam visibilidade. Por mais que o conteúdo seja valioso, o compromisso deles não é com o seu aprendizado. Por isso, muitos deles não se preocupam em sanar as dúvidas das pessoas que deixam um comentário ou enviam um email, o que pode ser um fator desmotivacional. Fuja deles! Encontre um site que garante que todas as suas dúvidas serão respondidas. Só assim você poderá dar o próximo passo.

Cuidado com as críticas

Você já ouviu falar dos haters, certo? O prazer dessas pessoas é fazer críticas negativas, não importa se o trabalho é bom ou ruim e isso pode tirar totalmente a sua motivação. Para que isso não aconteça, temos algumas dicas:

  • Antes de mostrar suas músicas ou habilidades para alguém, esteja confiante de que elas te agradam. Mas cuidado com o perfeccionismo!
  • Mostre primeiro para pessoas amigas sinceras e que tenham certo conhecimento musical. Peça a sinceridade.
  • Procure postar materiais com qualidade de audio e video, pois a primeira impressão é a que fica.
  • Tenha certeza de que você sabe lidar bem com as críticas negativas.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo e diga se elas te ajudaram a estudar guitarra na internet. Se você tem outras sugestões de dicas que não estão listadas no artigo, por favor registre aqui. Sua experiência pode ajudar outra pessoa!

Jornalista apaixonado por música, acredita que a arte tem o poder de transformar a sociedade de forma positiva. Faz parte da equipe do Music Clan e da revista Guitarload.