O que você precisa ter para começar a tocar guitarra?

O que você precisa ter para começar a tocar guitarra?

Começar a tocar guitarra, como iniciar qualquer coisa, sempre exige um esforço que pode acabar frustrando os planos de realizar a atividade. A vontade até existe, mas a preguiça de começar algo do zero, sem saber direito por onde, acaba falando mais alto.

Se você se identifica com esse perfil e acha que, por isso, nunca vai realizar o sonho de tocar o instrumento, não se desespere. Nem tudo está perdido. Nesse artigo vou falar sobre o que você precisa ter para começar a tocar guitarra.

Vontade

Parece óbvio dizer que a primeira coisa que você tem que ter para começar a tocar guitarra é vontade, mas é a mais pura verdade. O que acontece é que essa vontade tem que ter força suficiente para que você não desista nas primeiras dificuldades, porque, pode acreditar, elas vão surgir mais cedo do que você pensa.

A vontade tem que estar atrelada a algum tipo de estímulo para se fortalecer. Uma coisa que muitos professores falam é sobre a importância de ter um ídolo, alguém que você queira ser igual ou até melhor.

Tentar ser igual ao ídolo impulsiona o iniciante e faz com que a vontade dele seja estimulada por um objetivo. Aqui, vale até uma “competição”. Tentar ser melhor do que quem te inspira é um bom meio de se manter motivado.

Tenha o instrumento adequado

Muita gente acha que deve começar pelo violão para depois passar para a guitarra, um erro que pode ser fatal. É claro que é muito mais barato comprar um violão do que uma guitarra e um amplificador, mas você deve ter em mente que violão e guitarra são instrumentos bem diferentes.

Por isso, não caia no erro de pensar: “vou começar a tocar violão e se gostar de verdade passo para guitarra”. Uma guitarra e um amp simples são tudo o que você precisa ter para começar a tocar.

Não, você não precisa comprar uma guitarra cara

É claro que os melhores instrumentos são mais caros, mas você não precisa investir pesado na compra de sua primeira guitarra. O primeiro instrumento e amp são equipamentos que vão te ajudar a dar os primeiros passos. Depois você investe na guitarra dos seus sonhos.

Vale lembrar para aqueles que têm dinheiro para comprar o que quiserem, que não vale a pena investir em uma guitarra cara logo no início. Mesmo. Primeiro comece a saber quem você é enquanto guitarrista para depois descobrir qual é o instrumento adequado para seu estilo.

Está curtindo as dicas?

Deixe seu e-mail abaixo para te enviarmos as próximas!


Arranje um bom professor

Não importa se você quer estudar pela internet ou de forma presencial, é preciso arranjar um bom professor. Hoje existe uma gama grande de cursos online, mas se você optar por essa modalidade tenha em mente uma coisa: procure aquele que seja estruturado, sequencial e te dê suporte.

É claro que é muito fácil achar material de estudo gratuito no Youtube, mas um curso de guitarra estruturado, seja ele presencial ou não, vai te fazer economizar tempo. E perder tempo é uma coisa que você não quer, certo?

Se você optar por estudar com um professor cara a cara, de forma tradicional, siga à risca os conselhos que ele te der sobre praticar. Acredite, ele sabe o caminho das pedras. Por outro lado, se você escolher estudar pela internet vai ter que aprender esses atalhos de outras formas. Você pode conferir dicas de como otimizar seu estudo de guitarra online clicando aqui.

Tempo

Já que falamos em economizar tempo (o que hoje é fundamental devido ao ritmo alucinante da vida moderna), vamos esclarecer uma coisa: TEMPO SE INVENTA.  O que significa isso? Significa que ter tempo é uma questão de prioridade.

Se você não colocar a prática da guitarra como prioridade, nunca vai te sobrar tempo para isso. Ao invés de ser investido em seu sonho, esse tempo vai estar sendo gasto em outras atividades, como televisão e uso de redes sociais, por exemplo. Por favor, não deixe isso acontecer.

Para ler um artigo sobre quanto tempo por dia você deve estudar, clique AQUI.

Dicas para seguir em frente

Uma vez que você já sabe o que precisa ter para começar a tocar guitarra, não se esqueça que a evolução é um processo lento, mas que vale a pena.

Por isso, continue praticando constantemente, não tenha vergonha de mostrar o que está aprendendo para os outros e adquira o hábito de gravar seu estudo para identificar os erros.

Jornalista apaixonado por música, acredita que a arte tem o poder de transformar a sociedade de forma positiva. Faz parte da equipe do Music Clan e da revista Guitarload.