Captadores de guitarra. Eles fazem parte do instrumento e, com certeza, são muito importantes. Para quem está dando os primeiros passos na música, pode passar despercebido, mas o tipo de captador que a guitarra tem é fundamental para o som e o timbre do instrumento.

Mas como escolher o captador de guitarra ideal para você? O que levar em consideração na hora de fazer essa escolha? Quais são os tipos de captadores que existem e para qual estilo eles são recomendados?

Essas são algumas perguntas que vou tentar responder neste artigo. Veja sobre o que nós vamos falar:

  • O que são
  • História dos captadores de guitarra
  • Single Coil
  • Humbucker
  • P90
  • Stacked
  • Mini-Humbucker

O que são

Para falar de forma simples, os captadores de guitarra são os responsáveis por captar as vibrações emitidas pelas cordas e transformá-las em sinais elétricos. Esse sinais são transmitidos por um cabo para um amplificador ou para um software de gravação. (Veja como escolher um amplificador para iniciante)

Os principais tipos de captadores de guitarra são eletromagnéticos. Eles funcionam pelo princípio da indução. Formado por um ímã envolto por uma bobina de cobre, o equipamento consegue pegar as alterações no campo magnético, que são geradas pelas vibrações das cordas.

História dos captadores de guitarra

A história dos captadores de guitarra começa nos anos 1930, com Adolph Rickenbacker. O primeiro captador foi do tipo eletromagnético, com ímã e uma bobina em torno dele. Entre os materiais usados para fabricar o equipamento na época, pode-se destacar o níquel, cobre e alumínio.

No final da mesma década, G.B. Jonas introduziu um novo tipo de ímã, feito principalmente a partir de alumínio, níquel e cobalto. Ele ficou conhecido como Alnico (junção das duas primeiras letras dos elementos principais) e representou uma evolução significativa para os captadores de guitarra.

Outro avanço que vale a penas abordar foi a concepção dos humbuckers na década de 1950. Projetado por Seth Lover, esse tipo de captador tem uma característica extremamente relevante: não gera ruído.

Muitos outros tipos de captadores de guitarra foram inventados durante os tempos. Agora, vamos ver os principais e entender para que tipo de som eles são mais adequados. Assim, você vai saber qual captador escolher na hora de comprar seu instrumento. (Veja dicas para escolher a guitarra certa para você)

Single Coil

Captadores de Guitarra - Single Coil

Esse tipo de captador é composto por apenas uma bobina, por isso são mais susceptíveis a interferências, o que gera ruídos. Ele tem um som mais limpo, brilhante e, quando comparado aos humbuckers, estridente.

Popularizados pelas guitarras Fender ainda nos anos 1950, esses captadores são indicados para uma grande diversidade de estilos musicais, como funk e blues. Por causa dos ruídos, ele não é o melhor captador para quem curte rock pesado.

Humbucker

Captadores de Guitarra - Humbucker

Criado para resolver o problema do ruído apresentado pelos single coils, o humbucker foi projetado ainda na década de 1950. O nome vem, justamente, do barulho “hum” que era gerado pelos captadores de uma bobina.

O uso das duas bobinas faz com que os campos magnéticos se cancelem e, consequentemente, diminui bastante o ruído externo captado pelo equipamento. Isso faz esse tipo de captador ter graves mais acentuados por característica e torna ele perfeito para quem gosta de tocar tipos de rock mais pesados.

P-90

Captadores de Guitarra - P-90

Os captadores P-90 podem ser considerados os singles coils mais antigos. Também com muitos ruídos, têm características de som vintage e anasalado. Os primeiros captadores desse tipo possuiam uma moldura com um formato que lembrava a orelha de um cachorro.

Esses captadores não podem ser instalados em qualquer tipo de guitarra devido ao formato.

Stacked

Captadores de Guitarra - Stacked

Esse tipo de captador foi criado para obter o som dos single coils mas sem os ruídos. Para isso, duas bobinas foram empilhadas, mas o resultado não foi exatamente o que era esperado pelos criadores.

Apesar disso, os captadores stacked se aproximam mais de uma sonoridade dos single coils e realmente têm cancelamento de ruídos.

Mini-humbucker

Captadores de Guitarra - Mini Humbucker

São captadores humbuckers com tamanho reduzido. Por causa desse formato menor, ele tem menos saída e frequências médias destacadas. Assim como os P-90, eles não podem ser instalados em qualquer guitarra devido ao formato.

Qual é o melhor?

É impossível dizer qual é a melhor opção devido às infinitas variáveis como modelo da guitarra, estilo musical, custo x benefício, etc.

Se você ainda não tem o seu preferido, uma dica para identificá-lo é analisar o tipo de captador que os seus ídolos da guitarra usam e ver se ele realmente te agrada.

Comente aí embaixo qual tipo de captador mais te agrada e quais sãos os pros e contras de acordo com a sua opinião.