Afinador online. Felizmente, nos dias de hoje quase todo mundo tem um smartphone no bolso e pode recorrer a esse recurso para afinar a guitarra. Essa ferramenta ajuda, e muito, quem está dando os primeiros passos no instrumento.

Afinar o instrumento por conta própria não é tarefa fácil para um iniciante. Reconhecer os sons das cordas e conseguir achar a afinação de uma por uma apenas de ouvido é uma habilidade que se constrói com o tempo.

Se você está começando a tocar e passa por essa dificuldade, esse artigo é para você. Nele, vou listar 4 apps que vão te ajudar a afinar sua guitarra. Todos os aplicativos são para IOS e Android, então não precisa ficar preocupado, porque eles vão servir para o seu smartphone.

Antes de começar a lista, quero lembrar uma coisa muito importante: todos os apps utilizam o microfone do celular para captar o som. Isso significa que você precisa estar em um ambiente silencioso para que a ferramenta funcione direito.

Guitar Tuna

Apesar de ser um aplicativo que se diz pensado para violão, o afinador funciona perfeitamente para guitarras. Ele é bastante interativo e, além da função de afinação, também conta com metrônomo, uma tabela de acordes e jogos. O app dispõe ainda de outras funcionalidades, mas elas são pagas.

Não preciso nem dizer que o metrônomo e a tabela de acordes são ferramentas que vão te ajudar bastante a dar os primeiros passos no instrumento. O Guitar Tuna é gratuito e pesa 38.1 Mb para IOS e 13 Mb para Android.

Afinador Cifra Club

Esse afinador é muito simples de usar e, por isso, é indicado para iniciantes. Ele vai te dizer se você precisa apertar ou afrouxar a corda para chegar na afinação. Para ver se o instrumento está afinado, basta prestar atenção no indicador da tela.

Outra vantagem desse aplicativo diz respeito a economia de bateria do smartphone. Se você esquecer de desligá-lo, o app faz isso sozinho e economiza aquela preciosa porcentagem de bateria que pode fazer falta no final do dia. Baixe o aplicativo para Android ou IOS.

n-Track Tuner

Apesar de ter um display bastante poluído, esse app é excelente para o que se propõe: afinar sua guitarra. Como o Guitar Tuna, para usar basta abrir o aplicativo e tocar corda por corda.

O n-Track Tuner é um pouco pesado, pois tem algumas outras funções. Além de afinar guitarras e violões, ele também serve para:

  • baixos
  • viola
  • violino
  • violoncelo
  • instrumentos de sopro
  • pianos

Baixe o n-Track Tuner pra IOS ou Android.

Eleve o seu nível na guitarra a partir de hoje!

Conheça a principal biblioteca de Cursos de Guitarra do Brasil

Afinador Online

Se você não tem um smartphone, não se preocupe. Você não vai ficar sem afinar sua guitarra. O afinador Online é uma plataforma gratuita muito legal para manter sempre a afinação de seu instrumento.

O site tem alguns diferenciais. Em primeiro lugar, o layout é muito interessante, pois tem um ar de retrô. Além disso, o Afinador Online também te dá um passo a passo para afinar sua guitarra.

Mas a cereja do bolo é a opção de afinar de ouvido. Claro que se você é iniciante não vai ter ainda a habilidade de reconhecer os sons perfeitamente, mas essa função vai te ajudar a praticar.

Funciona assim: você seleciona o volume e a velocidade que quer que a nota toque. Depois é só clicar em um dos botões que correspondem cada uma das seis notas e o som vai ficar se repetindo. Para acessar o Afinador Online, clique aqui.