Guitarristas brasileiros são, muitas vezes, menosprezados aqui dentro do país. Nós temos a infeliz mania de achar que o que vem de fora é melhor, que os gringos são muito superiores.

Se os gringos são melhores ou não, eu realmente não sei. O que eu tenho certeza é de que nós temos muitos guitarristas brasileiros de primeira linha. Com certeza vale muito a pena conhecê-los e aprender com seus trabalhos.

Neste artigo, vou disponibilizar uma pequena lista de seis guitarristas brasileiros que você precisa seguir. Óbvio que se você já toca há um tempo, com certeza conhece os nomes nessa lista. Mas aqui vai uma dica: pesquise mais profundamente sobre os trabalhos deles. Isso vai te ajudar a evoluir.

Mozart Mello

O primeiro dessa lista é também o mais experiente. Professor de outros grandes guitarristas brasileiros, inclusive citados nesse texto, Mozart Mello é um desses músicos que são mestres.

A obra desse guitarrista em torno da harmonia e improvisação é extremamente valiosa para qualquer guitarrista, iniciante ou não. Se você for daquelas pessoas que amam o fusion, seguir os materiais publicados por Mozart também é uma excelente escolha.

Na verdade, você não vai achar nada de má qualidade que tenha sido publicado pelo guitarrista. Então, Mozart Mello é o número um em nossa lista de guitarristas brasileiros que você deve seguir.

Kiko Loureiro

Seguindo em frente, nossa segunda dica é, provavelmente, o instrumentista brasileiro que está mais em foco internacionalmente. Apesar de ter ficado famoso pelo que fez com o Angra, Kiko Loureiro faz parte do Megadeth hoje em dia.

Se você gosta de rock, com certeza já conhece muito bem o trabalho de Kiko. Mas, se por acaso você só conhecer ele de nome, garanto que vale a pena seguir e aprender com os hábitos desse guitarrista.

Seguir Kiko é uma tarefa relativamente fácil. Ele é um dos guitarristas brasileiros que mais utiliza as redes sociais hoje em dia. Além disso, ele tem uma série de exercícios publicados em vídeos, que podem ser acessados gratuitamente na internet.

Edu Ardanuy

Outro guitarrista que tem um bom trabalho de dicas e lições online é Edu Ardanuy. Possivelmente um dos instrumentistas mais virtuosos do país, quem já viu Ardanuy tocar com certeza virou fã.

Mestre da improvisação, ele é um dos guitarristas brasileiros que mais têm experiência no assunto. Basta acessar o site oficial de Ardanuy para conferir algumas lições disponibilizadas de forma gratuita.

Juninho Afram

Conhecido pelo trabalho com a banda de rock Oficina G3, Juninho Afram não podia ficar de fora dessa lista. Se você está começando a tocar guitarra, pesquisar sobre ele e assistir os vídeos é um bom caminho para se inspirar.

Apesar de ser um gigante entre os guitarristas brasileiros, Juninho não tem um trabalho focado em publicar lições na internet. Mesmo assim, ouvir a obra do músico é, com certeza, uma excelente opção para você que está na busca por evoluir no instrumento.

Lari Basilio

Até agora eu falei de guitarristas brasileiros que estão no mercado há muito tempo. Lari Basilio é uma das novas representantes do instrumento nacional. Na verdade, para quem acompanha a cena da guitarra no Brasil, ela não é exatamente uma novidade.

Lari vem realizando um trabalho excepcional. A música está no DNA dela, o que faz dessa guitarrista a detentora de um estilo único. Ela já conquistou milhares de fãs e admiradores, inclusive outros guitarristas de renome.

Lari também tem um trabalho bastante interessante relacionado à dicas e lições para guitarristas. Por isso, Lari Basilio é a quinta dica! Não deixe de seguir, pesquisar e conferir o que essa mulher está fazendo com o instrumento de seis cordas.

Mateus Asato

Por último, mas nem por isso menos importante, a maior revelação entre os guitarristas brasileiros dos últimos tempos. Mateus Asato está conquistando todos com seu jeito único de tocar guitarra.

Pode-se dizer que o brasileiro já foi além. Ele conseguiu chamar atenção de guitarristas de peso no cenário internacional, a exemplo de John Mayer. Bom, se John Mayer está prestando atenção nesse cara, você tem dúvidas de que precisa conhecer o trabalho dele melhor?

Conclusão

A missão de escolher seis guitarristas brasileiros para fazer essa lista não foi fácil. Muitos outros instrumentistas talentosos ficaram de fora, mas com certeza os que estão aqui representam bem o país.

No Brasil, nós temos a mania de achar que os guitarristas gringos são as referências, são os melhores. Pode ser verdade que muitos estrangeiros tenham alcançado um nível muito alto com a guitarra, mas os guitarristas brasileiros não ficam para trás.

O intuito de escrever essa lista é te mostrar que você está muito bem servido quando o assunto são guitarristas brasileiros. Espero que você aceite as sugestões, pesquise e aprenda com eles!