5 benefícios de aprender um instrumento musical

5 benefícios de aprender um instrumento musical

Aprender um instrumento musical é uma atividade que muita gente tem vontade de fazer. Para muitas pessoas chega a ser um sonho, mas não passa disso. Falta vontade para começar e mais ainda para se dedicar. O que essas pessoas estão perdendo? Bom, além de muita diversão, elas estão deixando de desenvolver habilidades essenciais para a vida.

Esse artigo tem o objetivo de listar os cinco principais benefícios de aprender um instrumento musical. Veja bem, as vantagens de tocar um instrumento são muitas, mas aqui nós vamos tratar das cinco mais relevantes para a vida de qualquer pessoa, mesmo que ela não se torne um músico profissional.Desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho

1.Desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho

Imagem: iStock

Aprender um instrumento musical está longe de ser uma atividade que só está ligada ao lazer e diversão. É claro que tocar é uma atividade muito legal e gera prazer para quem pratica, mas ela também ajuda a desenvolver habilidades supervalorizadas para o mercado de trabalho.

Tocar um instrumento desenvolve diversas áreas do cérebro, como a ligada aos movimentos motores, por exemplo. Mas aqui eu gostaria de falar sobre duas regiões específicas que são mais desenvolvidas com o estudo da música: a relacionada às habilidades linguísticas e a relacionada a capacidade de resolver problemas cotidianos.

Ora, quem está na procura por emprego sabe que falar outras línguas não é mais um diferencial, mas uma habilidade essencial. O mesmo acontece com a capacidade de resolução de problemas. Se você sabe gerir atividades, pessoas, projetos e tem uma boa comunicação, você é uma pessoa apta a cargos de gestão e suas chances de conseguir um bom emprego se multiplicam.

Outra habilidade que quem aprende um instrumento tem mais facilidade é o trabalho em equipe. Música é uma atividade, essencialmente, para ser compartilhada. Você pode tocar sozinho, mas é certo que fazer um som com os amigos é melhor.

Aprender a tocar um instrumento te ajuda a:

  • Ter facilidade em aprender outras línguas
  • Aptidão para funções de gestão
  • Trabalhar melhor em equipe

2. Melhora suas habilidades sociais

Imagem: iStock

Música não é feita para ser uma atividade individual. Desde o processo de aprendizado, quem toca um instrumento não está sozinho. Seja com um professor (presencial ou online) ou com um amigo, quem está aprendendo a tocar está na maior parte do tempo acompanhado.

Além disso, se você está aprendendo a tocar um instrumento, o natural é que queira mostrar para as pessoas, inicialmente para amigos e família. O importante é que tocar gera possibilidades de interação social e aumenta a capacidade de relacionamento.

3. Ensina disciplina

Imagem: iStock

Aprender um instrumento musical pode ser uma atividade prazerosa, mas com certeza não é fácil. Qualquer um que já passou por isso sabe: se você não for disciplinado não vai para frente. Como nós falamos em outro post aqui no blog, é preciso estudar todos os dias.

E veja, isso não é fácil, pois muitas vezes é necessário abrir mão de outras atividades. Aquele futebol com os amigos bem na hora da aula de violão ou a cerveja no barzinho na hora estipulada para a prática da guitarra. Para negar essas atividades e colocar o aprendizado do instrumento em primeiro lugar é preciso disciplina.

4. Memória, concentração e coordenação

Imagem: iStock

Aprender um instrumento musical desenvolve a capacidade de memorização. São muitos elementos que, no início, têm que ser memorizados pelo estudante. Os símbolos das cifras, as formas dos acordes e as sequências das escalas são apenas alguns exemplos.

Outra habilidade que aprender um instrumento musical ajuda a desenvolver é a concentração. É preciso estar muito concentrado para perceber os diversos elementos, como ritmo, melodia, tom e forma da música. Essa capacidade de se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo é essencial para a vida.

Justamente por ser necessário fazer várias coisas ao mesmo tempo, tocar um instrumento ajuda a desenvolver a coordenação motora. Quem aprende a tocar guitarra, por exemplo, tem que usar as duas mãos ao mesmo tempo, quatro dedos da mão que forma os acordes e todos da mão que toca nas cordas (em caso de dedilhado).

Aprender a tocar um instrumento te ajuda a:

  • Desenvolver capacidade de memorização
  • Desenvolver a memória
  • Desenvolver a coordenação motora

5. Perder o medo de falar em público

Imagem: iStock

É comum ficar envergonhado para falar na frente de outras pessoas. Para muita gente, subir em um pequeno palanque da sala de aula e apresentar um trabalho para os colegas de escola que vê todos os dias é uma tarefa que faz perder o sono. Mas quando esse medo passa para a vida profissional, a pessoa tem um problema.

Quando você aprende a tocar um instrumento, você vai ser obrigado a tocar para o professor e, é claro, vai ser uma situação onde você não vai estar seguro. Afinal ninguém nasce sabendo. Além disso, você vai querer mostrar para outras pessoas o que está aprendendo e quando menos perceber vai estar tocando em um palco.

Benefício extra: cultura

Música é cultura. Portanto, ao aprender um instrumento musical você vai estar se jogando em uma atividade que vai te ajudar a compreender história e a sociedade onde vive (e até outras sociedades). Não existe música que não represente processos culturais, sejam eles os movimentos de rompimento com padrões (rock’n’roll) ou de afirmação de um povo perante uma sociedade (jazz).

Jornalista apaixonado por música, acredita que a arte tem o poder de transformar a sociedade de forma positiva. Faz parte da equipe do Music Clan e da revista Guitarload.