Os 10 acessórios que todo guitarrista deve ter!

Os 10 acessórios que todo guitarrista deve ter!

Todos nós sabemos que acessórios de guitarra existem de monte. Só no site do Music Jungle, conseguimos ver que existem mais 3000 acessórios diferentes. Mas quais são realmente os acessórios essenciais, aqueles que todo guitarrista deve ter?

Existem acessórios de guitarra com todos os tipos de funções, como ajudar o músico a trocar suas cordas com mais facilidade, fazer com que o instrumento tenha um som mais bonito, ou simplesmente dar aquele brilho extra no verniz. Existem milhões de itens por aí, feitos pelas mais diversas marcas e fica difícil então saber quais acessórios escolher dentre esse mar de opções.

Mas nós estamos aqui para ajudar aqueles em desespero – e também as suas respectivas carteiras. Criamos uma lista de itens essenciais para todos aqueles que querem um auxílio extra na hora de praticar o seu instrumento.

1 – Cordas

acessórios de guitarra

Foto: iStock

Parece óbvio, mas uma guitarra DEVE ter cordas! Mas a verdade é que a maioria dos guitarristas compra a primeira corda – ou a mais barata – que encontra na loja.  Existem coisas que você tem que ver antes de comprar o seu encordoamento, e que podem fazer toda diferença no seu som e na sua forma de tocar, como o material do qual ele é feito e qual é a grossura de suas cordas. Esses dois pontos são de extrema importância, pois afetam diretamente a forma que você toca e o som que você faz.

Poucos sabem, mas existem centenas de variações de modelos, materiais de fabricação e cada um pode ser mais ou menos adequado para determinados estilos. Se você quer encontrar a corda ideal para você, procure um especialista e escolha entre os mais de 200 modelos de cordas para guitarra.

2 – Alicate de cordas

acessórios de guitarra

Foto: iStock

Quando o assunto é trocar as cordas da guitarra, o que mais queremos é facilidade e rapidez. Para isso você irá precisar das ferramentas corretas para cada fase do processo. O alicate de guitarra não precisa de muitas apresentações, ele é um alicate de ponta que vai ser utilizado quando seu instrumento já estiver com o novo encordoamento.

As cordas de guitarra vêm com um tamanho muito maior do que o necessário. Para que elas não fiquem amontoadas na cabeça do seu instrumento, dificultando o processo de afinação, use o alicate de cordas.

3 – Manivela de cordas

Rapidez e facilidade são primordiais para trocar as cordas de uma guitarra. Ninguém quer passar mais tempo com manutenção do que tocando. A manivela de cordas é o acessório de guitarra perfeito para conseguir essas duas coisas.

Girar as alavancas até que a corda fique na pressão correta sempre foi algo chato para todos as pessoas que tocam e a manivela de cordas veio para sanar esse problema. Com ela você já consegue deixar a corda na pressão correta, só tendo o trabalho de afiná-las manualmente depois.

4 – Afinadores

Agora que você já tem cordas novas – ou decidiu manter antigas – chegamos na parte mais importante: afiná-las. Existem várias formas de afinar o seu instrumento, muitos utilizam os famosos afinadores online ou em aplicativos. Porém, afinar com um equipamento feito para isso garante melhor desempenho para você e seu instrumento. Seja por clip, pedal ou pelos clássicos, um afinador é um item primordial para o seu equipamento.

O Music Jungle fez um artigo detalhando todos os tipo de afinadores e dando a melhor opção para o seu estilo de som. Vale a pena dar uma lida: As 11 melhores opções de afinadores.

5 – Capotraste

Agora que você já afinou o seu instrumento, é hora de tocá-lo. Para aqueles que não sabem, o capotraste é um acessório de guitarra que auxilia muito, tanto os novos quanto os guitarristas mais experientes. Eles podem ser colocados em qualquer casa do braço da sua guitarra, fazendo com que você toque músicas novas com as formas de acordes que você está acostumado.

O capo, como muitos apelidam carinhosamente, forma uma pestana naquela casa, criando um encurtamento na escala, te possibilitando tocar em diferentes tons com os mesmos shapes de acordes.

6 – Guarda Palhetas

Um dos acessórios de guitarra mais importantes para um guitarrista é a palheta, mas da mesma forma que as palhetas são essenciais, também são fáceis de serem perdidas. Quem nunca comprou uma ótima palheta e a colocou em sua bag e, quando foi procurá-la, não a encontrou? O duende das palhetas não perdoa ninguém.

O guarda palheta é o acessório que resolverá o seu problema. Ele é parecido com uma caixinha normal, porém usa um sistema simples de molas para que o músico possa sacar a palheta com rapidez e facilidade.

Publicamos um post aqui no blog com informações importantes para que você descubra qual é o melhor tipo de palheta para você.

7 – Suporte para Guitarra

Apesar de não serem muito valorizados, os suportes são de extrema importância para o desempenho de um instrumento.

Cada guitarra possui uma forma correta de ser guardada. Existem instrumentos que não podem ser apoiados pela base, pois irão envergar, podendo quebrá-lo ou danificá-lo permanentemente. Para esses casos, uma base que segura a guitarra pelo braço é a melhor opção. É sempre recomendado que antes de comprar um equipo novo o músico veja qual é a melhor forma de guardá-lo.

8 – Correia

Mesmo que você goste de tocar sentado, ter uma correia é algo indispensável. Mas está errado aquele que pensa em economizar na hora de comprar esses acessórios. A correia é um dos itens que mais garantem a segurança de sua guitarra.

Comprar uma correia fraca pode ocasionar em uma queda de seu instrumento durante um ensaio ou em até mesmo uma apresentação. Cair é definitivamente uma tragédia, pois a queda pode gerar diversas coisas, como quebrar alguma parte ou desregular a sua guitarra.

Existem ainda as correias com a tecnologia strap lock, que ajudam a manter a correia sempre fixa ao corpo da guitarra. Esse modelo pode ser uma boa opção para aqueles que querem segurança máxima.

9 – Cabos

Acessórios de guitarra

Foto: iStock

Os cabos são equipamentos necessários para aqueles que querem ligar o seu instrumento em um amplificador. Ter um bom cabo garante que essa ligação seja feita de forma correta. Um produto de qualidade duvidosa irá fazer barulhos indesejáveis e ainda pode se soltar do seu instrumento enquanto você está tocando-o.

Um cabo ruim pode matar o seu setup inteiro. Economizar nesse item é um grande erro. Seguindo a Lei de Murphy, os problemas com cabos sempre surgem na pior hora: em cima do palco. Quem nunca escutou – ou viveu – a velha história do cabo que para de funcionar no palco, bem na hora do solo?

E problema não para só por aí. Os problemas com cabo podem ser mais sutís, como ruídos e até a morte de algumas frequências sonoras, fazendo com que o seu timbre não seja o melhor possível.

Nesse post, você pode conferir a verdade sobre os cabos de guitarra.

10 – Pickups ou Captadores

Trocar os captadores da sua guitarra é sempre uma forma interessante para dar uma nova vida para o seu instrumento. Não são necessariamente um acessório, mas um componente da guitarra que faz toda a diferença.

Quando pensar em trocar os captadores, é muito importante que avalie as características da madeira da sua guitarra e o som que deseja tirar. Caso sua guitarra possua madeiras com sons mais abafados, mais graves, vale a pena procurar um captador que dê mais força para os agudos, compensando a característica tonal da madeira.

Conclusão

Com esses acessórios de guitarra, você já tem o que é preciso para tirar o máximo do seu instrumento e facilitar a manutenção. Agora é aproveitar essas informações para facilitar sua vida e tocar, tocar, tocar!

Felipe Pierro é Engenheiro pela USP e guitarrista da Infamous Vagabonds, banda underground paulistana. Em 2016, juntou suas duas maiores paixões, tecnologia e música, e fundou o Music Jungle, o lugar ideal para você comprar instrumentos musicais online.