4 motivos para voltar a estudar guitarra quando adulto

4 motivos para voltar a estudar guitarra quando adulto

Motivos para voltar a estudar guitarra quando adulto é o que não falta. Apesar de muita gente achar que ao atingir certa idade, seja ela qual for, o “time” de estudar um instrumento já passou, isso não passa de uma lenda.

Nesse artigo, vou falar sobre alguns dos motivos para voltar a estudar guitarra, não importa o quão “velho” você ache que é. São quatro as razões que vou abordar nesse texto:

  • Estresse
  • Tempo para você
  • Ajuda a tomar decisões
  • Nunca é tarde

Estresse

Esse é um dos maiores problemas da era moderna. Em um mundo onde a correria e as cobranças são cada vez maiores, a coisa mais comum do mundo é uma pessoa viver estressada.

O estresse é, justamente, um dos motivos para voltar a estudar guitarra quando adulto. A prática do instrumento vai fazer você relaxar. Eu sei, eu sei, você pode estar pensando: “mas estudar guitarra dá tanto trabalho…”.

Bem, apesar do trabalho, é uma atividade que quebra sua rotina. Sem falar que ao começar a perceber os resultados você vai ficar cada vez mais empolgado e quando menos perceber isso vai reduzir a tensão do dia a dia.

Mas combater o estresse é apenas uma das vantagens de tocar um instrumento. Veja outros benefícios que essa prática pode trazer para você.

motivos para voltar a estudar guitarra

Foto: iStock

 Tempo para você

Quem já entrou na vida adulta há algum tempo sabe: cada vez fica mais difícil de arranjar um tempinho só para você. No emprego você recebe mais funções para realizar todos os dias. Em casa sempre tem alguma coisa para arrumar e quando os filhos entram em cena então…

Voltar a estudar guitarra pode ser uma válvula de escape poderosa para conseguir “marcar essa reunião diária com você mesmo”. Sim, você vai precisar desse tempo sozinho, sem filhos ou esposa/marido do lado.

E já que você, nessa fase da vida, provavelmente não tem muito tempo, uma forma de estudar guitarra sem “gastar” tantos dos seus preciosos minutos é pela internet. Veja dicas para otimizar seu aprendizado online.

motivos para voltar a estudar guitarra

Foto: iStock

Ajuda a tomar decisões

Bom, esse tópico é um pouco lúdico, mas vou tentar mostrar para você em poucas palavras o porque voltar a estudar guitarra pode te ajudar nas tomadas de decisões.

Pessoas com a vida muito cheia, com muitas responsabilidades e decisões importantes para tomar todos os dias tendem a ficam sobrecarregadas. É normal que esse “estilo de vida” acabe afetando seu modo de pensar.

Ao voltar a estudar guitarra você vai equilibrar essa equação. Ou seja, a vida agitada e cheia de tomadas de decisões importantes vai ser balanceada com uma atividade lúdica e musical. Isso deve te ajudar a ficar com a cabeça mais tranquila para decidir com mais clareza.

motivos para voltar a estudar guitarra

Foto: iStock

Nunca é tarde

Esse talvez não seja um dos motivos para voltar a estudar guitarra, mas com certeza é o pensamento contrário a esse que faz com que muita gente acabe desistindo de praticar o instrumento.

Esse papo de “eu sou muito velho para tocar” NÃO EXISTE. Qualquer idade é apropriada para tocar guitarra. Não importa se você tem 15, 20, 40 ou 80 anos, sempre é possível aprender.

E mais do que isso. Tocar guitarra ajuda a manter a mente ativa. Isso significa que quanto mais velho você for, mais importante será realizar alguma atividade que faça você para ocupar a cabeça. Isso vai te deixar muito mais saudável.

Por isso, quando você pensar em deixar de fazer alguma coisa por causa de sua idade, reflita melhor. Você vai ver que, na verdade, fazer atividades (como tocar guitarra) só te faz bem.

motivos para voltar a estudar guitarra

Foto: iStock

Jornalista apaixonado por música, acredita que a arte tem o poder de transformar a sociedade de forma positiva. Faz parte da equipe do Music Clan e da revista Guitarload.